Iota lança nova versão do software node de seu protocolo – Hornet 0.4.0

0
477
A nova atualização aumenta em 20 vezes a velocidade da rede.

Após um período de quase 5 meses de desenvolvimento, a equipe por trás da Fundação Iota lança a versão atual de seu node, Hornet 0.4.0.

Segundo a equipe, Hornet é um node leve escrito em Go e co-desenvolvido junto com a comunidade e a IOTA Foundation. Esta nova versão do software do node é a primeira onda de uma série de atualizações de protocolo conhecidas como Chrysalis (IOTA 1.5), que levarão a um aumento substancial na velocidade (20 vezes mais), desempenho e usabilidade da rede. Os objetivos da Chrysalis são duplos: tornar a empresa IOTA pronta e criar uma transição mais uniforme para a implementação do Coordicide (IOTA 2.0).

Screenshot_2

Os principais recursos da nova versão do node são:

  • Reescrita da base de código: Uma base de código reescrita principalmente com alterações que tocam em todos os arquivos do repositório.
  • Módulo de autopeças: Por meio do novo módulo de autopeças, o HORNET 0.4.0 encontrará automaticamente outros nodes para os quais se conectar, tornando mais fácil encontrar pares e configurar um node rapidamente.
  • Repositório fácil do APT: Isso faz com que instalar o HORNET seja tão fácil quanto instalar qualquer outro software em sistemas Linux, através do comando apt install hornet.
  • WarpSync: Que permite que os nodes sincronizem até 7 vezes mais rápido, tornando-os sólidos e exigindo o uso de menos recursos no processo.
  • Uso de memória: O Hornet 0.4.0 consome 10x menos memória que o IRI e as versões anteriores do Hornet.
  • Novo plug-in de coordenador do Hornet: além de tempos de confirmação mais rápidos, este novo plugin permite que os usuários e as empresas possam configurar redes privadas em questão de minutos.

Screenshot_3

Todos os recursos e funcionalidades essenciais do Hornet 0.4.0, como a seleção de ponta e a validação de pacote e estado, foram auditados profissionalmente por uma empresa terceirizada. A auditoria é um processo contínuo que será realizado para todas as versões principais realizadas pela Iota Foundation.

A comunidade Iota conduziu o que é conhecido como ‘evento de spam’ para testar o estresse do node Hornet. Para o teste, os colaboradores da comunidade configuraram os nodes e enviaram spam com transações de dados para avaliar a estabilidade da rede. Com este teste, a rede Iota, que atualmente conta com 150 nodes ativos, foi capaz de alcançar até 650 TPS (transações por segundo) confirmados. Embora impressionante, a equipe espera que essa métrica continue a aumentar à medida que novas funcionalidades são implementadas, por meio do aumento no pool de testadores de estresse.

O Hornet oferece grandes melhorias na experiência do usuário, desempenho e estabilidade da rede e segundo a IOTA Foundation, o plano é atualizar toda a sua infraestrutura para o Hornet nas próximas semanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui