Ao ver projetos como o NanoPaint em meio ao Nano Build-off, foi discutido no Reddit para que serve a incorporação de dados em meio ao uso da Nano.

/u/SonderDev, responsável pelo projeto, deu uma excelente resposta.

“Que pergunta fantástica! Na verdade, é o ponto principal da minha submissão do Nano Build-off. Deixe-me dar os detalhes interessantes e alguns casos de uso 😀
Então, eu criei o NanoPaint para provar que a nano poderia armazenar dados de maneiras que antes acreditávamos serem possíveis através de técnicas avançadas de segunda camada, como “Contratos inteligentes”. Acho que as pessoas não entenderam e pensaram que era apenas um projeto de arte ou videogame – é muito mais. A ideia é a seguinte.

Diferente da maioria das moedas fiduciárias, com duas casas decimais, a nano passa para 30. Isso significa que é extremamente divisível. Uma conseqüência disso é que alterar um dígito muito longe não afeta significativamente o valor real de uma transação. Não há diferença realista entre um pacote de chiclete que custa 0,5 nano e outro que custa 0,5000000000000000000000000000001 nano. Portanto, isso significa que podemos redirecionar esses dígitos distantes para fazer o que quisermos, e ninguém se importará.

Minha ideia, então, era usar esses dígitos para armazenar informações. No caso do NanoPaint, armazenamos a posição e a cor dos pixels. Peça-me as contas, se quiser, mas, para encurtar a história, é uma função que assume qualquer posição e cor e a converte em preço, com o inverso levando qualquer preço de volta à posição e cor. Acrescento o que eu queria cobrar (0,001 nano) e voila!, um preço especial que podemos colocar em um código QR para o usuário 😀

Agora, por que fazer isso? Porque alcança o que todos disseram que não podíamos fazer com a nano.

É passível de auditoria. Outra pessoa executando o servidor de pintura em todo o mundo teria exatamente a mesma placa. Temos aqui um nível de transparência e confiança incomum em criptografia.

Este é um avanço sério, especialmente porque:

Não requer que o servidor esteja online. E se o servidor ficar inoperante ou um projeto não puder ficar on-line o tempo todo devido a interferências do governo ou algo assim. No momento em que o serviço fica on-line, ele pode ler a rede nano e executar as informações armazenadas! O processamento “fora da cadeia” agora é uma possibilidade!

É descentralizado de uma maneira que realmente importa. Muitos “Dapps” estão conectados a um serviço centralizado, com apenas o processamento bruto acontecendo em outro lugar. O NanoPaint mostra que um serviço centralizado pode receber um fluxo descentralizado de informações.

Permite dissociar os contribuintes dos serviços. Quem sabe quem pagou pelo pixel que você queria colorir? O servidor viu a transação e executou a intenção subjacente. Imagine o que isso nos permite fazer.

É muito mais elegante que as alternativas propostas. Sim, observarei que existem outras maneiras de fazer parte do que descrevi aqui, mas não muito. Mas há uma simplicidade, que é tão fácil de programar e requer muito menos complexidade. Deixe a rede nano fazer os cálculos difíceis para você! 🙂

Aqui estão alguns outros casos de uso desde que você perguntou. O céu é o limite, já que é super geral.

  • Você pode armazenar um player e item de Minecraft em uma transação. Qualquer pessoa – o jogador ou um amigo – pode pagar por isso e sem um cartão de crédito associado.
  • Você pode armazenar um cookie de sessão do navegador, permitindo jogar um jogo de xadrez descentralizado.
  • Você pode criptografar informações para enviar a terceiros por uma longa (ou curta) sequência de transações. As pessoas olhariam para ela sem saber nenhuma diferença, mas duas ou mais pessoas poderiam usar a rede nano como um sistema de mensagens criptografadas. Talvez as pessoas estejam fazendo isso enquanto falamos.
  • Você pode provar que um servidor de código fechado estava agindo como anunciado, verificando se a lista pública de transações obedeceu ao protocolo.Você nem precisaria ver o código!

Muita coisa poderia vir dessa técnica, e espero que as pessoas tenham uma sensação de empolgação com a NanoPaint. Outros desenvolvedores já me disseram que isso os fez pensar, e mal posso esperar para ver o que eles sugerem. Eu espero que isso ajude!”

Há a explicação em vídeo também em:
https://www.youtube.com/watch?v=rxvMLjwKFPQ

Via Reddit:
https://www.reddit.com/r/nanocurrency/comments/gr88fx/nano_data_embedding_how_does_it_work_and_what_can/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui